Seguidores

terça-feira, 13 de julho de 2021

Dicas Terapêuticas - O Poder do Ho'oponopono

 



Nesse texto, caro leitor, quero compartilhar com você sobre uma ferramenta muito simples e ao mesmo tempo, bastante profunda que é conhecida como Ho'oponopono.

Normalmente eu tenho recomendado essa técnica para as pessoas como uma tarefa a ser utilizada no dia a dia, mas como, nem todos a conhecem- estou trazendo abaixo um resumo de sua origem, como utilizar e em quais as circunstâncias poderá ser utilizada e os seus benefícios.

Origem da Técnica

O Ho'oponopono é oriundo de de uma tradição ancestral havaiana que quer dizer - "Endireitar, harmonizar, corrigir o que esta errado, reordenar"

Quando havia discórdias entre pessoas ou problemas de relacionamentos no seio da comunidade, eles se reuniam em presença de todos os protagonistas e, sobe a orientação de um guia espiritual, concediam-se o perdão.


Posteriormente  Morrnah Simeona, Xamã e Curandeira  que atuava com plantas medicinais, propôs a ensinar o processo do  Ho'oponopono, de uma forma simplificada sem a necessidade da presença de um guia ou padre.

Um dos alunos de Morrnah Siemeona foi o Dr. Ihaleakola Hew Len - que teve uma papel fundamental para a popularização e difusão da técnica pelo planeta.

O Dr. Ihaleakola Hew Len exercia a profisão de psicológo clínico,  e um dia recebeu a proposta de prestar auxilio, a uma ala de psiquiátrica de uma penitenciária do Havaí.

Havia um histórico grande nesse departamento de dificuldades e os funcionários  trabalhavam com muito medo, faltavam bastante e os psicólogos não permaneciam muito tempo.

O Dr. Len aceitou o cargo e pediu para que lhe entregasse os registros dos  pacientes, e se fechou no escritório, e pediu para que não o perturbassem, pois não  precisava ver os doentes - atitude não convencional para um psicologo.

Após cerca de 3 meses, os funcionários perceberam que, pouco a pouco, a atmosfera e as relações entre os doentes havia melhorado e comentaram isso com ele e perguntaram a ele o que ele estava fazendo e porque ele ficava sozinho dentro da sua sala.

O Dr. Len explicou que limpava as memórias que havia dividido com cada paciente, simplesmente repetindo - "Eu sinto muito, perdoa-me, eu te agradeço, eu te amo".

Foi assim que ele permaneceu no cargo durante quase quatro anos, quando a ala psiquiátrica da penitenciaria fechou as portas, porque não restava mais pacientes.


Para que serve o  Ho'oponopono


Tudo o que acontece em nossa vida é registrado em forma de memórias. Se você prestar atenção na sua mente nesse momento ou nos diversos momentos do  dia a dia, vai notar  que em cada momento esta processando informações.


Um pensamento, uma lembrança, uma recordação, uma palavra, um som, uma música, uma pessoa, um fato qualquer, desencadeia em nós uma sequência de pensamentos, sentimentos, recordações e muitas vezes, nos perdemos nesses pensamentos e nem sabemos qual foi o gatilho inicial que nos levou a aquele pensamento  atual, muitas vezes, carregado de emoções e sentimentos que nos leva para baixo.

Por de trás de uma ansiedade, um medo, um estado depressivo, uma tristeza, sentimento de derrota ou incapacidade, uma raiva, um ódio,  um pessimismo etc., pode estar um pensamento ou lembrança que serviu como um gatilho.

Veja ai dentro de você, quais são os seus estados emocionais e mentais que normalmente te deixa mal, drena a sua energia e  te traz medos, preocupações e inseguranças ?

Normalmente tem um fato, uma lembrança, um acontecimento ou uma pessoa por de  trás de  tudo isso.

Pensamentos e sentimentos limitantes como ...


Eu não posso, Eu não sei, Nada dá certo para mim, A vida é difícil, Eu não consigo, Eu não sei fazer, Eu não sou bom o suficiente, Isso não é para mim, Isso é muito difícil, Eu não nasci para isso, Não vai dar certo, Não posso mudar etc., sempre tem uma memoria por de trás, que nos leva a duvidar de nós mesmos.


A mente frente a uma decisão, uma análise e a busca por um novo caminho, se reporta as experiências do passado, e a tendência aqui de criar mais do mesmo é muito grande; e também o medo de iniciar uma nova experiência é frequente, porque se algo não deu certo no passado, a tendência também é  de não dar certo no presente - normalmente esse vem a ser os ciclos dos pensamentos.

 O Ho'oponopono serve para limpar essas memórias, ou seja corrigir, harmonizar, reordenar  o nosso relacionamentos com situações já vividas, seja com pessoas, eventos, acontecimentos, mas que tem ainda para nós um peso emocional, e que nos deixa preso a esse passado de uma forma não saudável.

Toda vez que  você se lembra de algo ou alguém e que te traz uma tristeza, uma negatividade, uma revolta, uma raiva, cobranças e auto cobranças - tem pesos emocionais que estão condicionando  o momento presente e que podem ser limpos com o Ho'oponopono.

Toda vez que você no momento presente- não se entende com alguém, tem dificuldades em se relacionar com essa pessoa,  ou com determinada atividade, ou seja, tudo que surge no mundo exterior e que te incomoda, desestabiliza e faz sofrer - tem memórias que podem ser limpas  com o Ho'oponopono.


Você esta conversando com alguém e esta pessoa te irrita ou te deixa inseguro tem memórias que podem ser limpas  com o Ho'oponopono.

Você vai falar em público ou fazer uma apresentação e sente paralisado -  tem memórias que podem ser limpas  com o Ho'oponopono.

Essas memórias ficam armazenadas no subconsciente condicionando o nosso presente e, muitas vezes, bloqueando a  cocriação de uma realidade mais expansiva e leva para nós mesmos.


Como se faz para limpar?

O Ho'oponopono  tem  quatro frases-chave que são as seguintes:

- "Eu sinto muito";
- "Perdoa-me;"
- "Eu te agradeço ou Eu sou grato"
- "Eu te amo"

O que significa essas frases?


Você diz "sinto muito" porque não sabia que tinha essas memórias dentro de si.
"Perdão" à Divindade e lhe pede para ajudá-lo a se perdoar por  ter deixado levar por tais memórias.
Você "agradece" em seguida ás memórias por terem aparecido para você, dando-lhe a oportunidade de liberá-las, e você também agradece á Divindade pela ajuda nessa liberação.

Você conclui com "Eu te amo", pois somente o amor cura.

Ao dizer isso, você esta dirigindo ás suas memórias, bem como a si mesmo e o processo do Ho'oponopono, é de se perdoar, agradecer a si próprio e enviar amor a si mesmo e ao fazer isso, você vai limpando essas memórias e o peso e influencias que elas estão exercendo na sua vida.

Como praticar o Ho'oponopono?

Por de trás de toda situação, acontecimentos, encontros que acontece na  vida ,  esconde uma memória e a finalidade do Ho'oponopono é  nos liberar  de tudo que possa impor obstáculos na vida ou ser fonte de dor, pesar ou sofrimento.


Na prática você vai encontrar o melhor caminho ou forma de fazer o que vou colocar aqui, é a minha experiência.

Ho'oponopono para situações do passado, seja pessoas, acontecimentos etc.


Situações do passado aqui pode ser algo que aconteceu há muito tempo ou algo que aconteceu durante o dia, como uma pessoa ou situação que deixou você zangado, ansioso ou preocupado.


Tira um momento para isso.

Sente-se numa posição confortável.
Feche os olhos.
Conecte-se com o seu corpo sentido-o dos pés a cabeça.
Conecte-se com a sua respiração e faça 03 respirações diafragmática - inalando o ar lenta e  profundamente e a medida que for inalando, vá inflando a sua barriga como se fosse um bexiga, segure um pouco a respiração com os pulmões cheios e em seguida exale lentamente pela boca.

Deixe  a sua respiração normal e se conecte agora com um fato ou pessoa  trazendo uma imagem na sua mente que representa aquela situação vivida.

Ao fazer isso sem julgamentos, observe:

Qual é a primeiro emoção que surge...
Qual é a primeiro  pensamento que surge...

Apenas observe sem julgamentos e sem se identificar com eles.

Qual é a sensação física no seu corpo ... e em que parte do corpo você sente?

Agora em voz baixa ou mentalmente vai pronunciando essas palavras:

- "Eu sinto muito";
- "Perdoa-me;"
- "Eu te agradeço ou Eu sou grato"
- "Eu te amo"


Por quantas vezes?


Não tem regras. Você pode fazer por várias vezes até sentir um alívio e para ter essa consciência, depois de repetir algumas vezes, preste atenção na sua emoção, pensamentos e sensações corporal e veja se mudou?

Se houve um alívio ou se desapareceu você pode parar e passar para outra situação ou evento que quer limpar.

Ho'oponopono para situações que estamos vivendo agora.

Você pode estar caminhando, dirigindo, dentro de um ônibus, trabalhando, conversando com alguém e quando observa que surge uma memória ou pensamento  que te traz desconforto  ou que você já sabe que é um padrão repetitivo que vai te levar a um estado emocional recorrente, no momento da percepção você pode repetir para si mesmo, mentalmente ou em voz baixa:


 

- "Eu sinto muito";
- "Perdoa-me;"
- "Eu te agradeço ou Eu sou grato"
- "Eu te amo"



Por quanto tempo eu devo repetir essa técnica para uma mesma situação?

Não tem regras. Quando é algo que te feriu bastante e esta ainda te ferindo, causando sofrimento e limitação, você poder fazer por 21 dias seguidos.

O importante é você observar o efeito em  você.

Faça  o primeiro dia por alguns minutos até sentir que aliviou.

Agora você vai fazer pelo segundo dia ou segunda vez -  faça a conexão com o fato conforme já foi descrito - e observe novamente - a emoção,  o pensamento e a sensação que produz no corpo.

Vai repetindo o processo -  terceiro, quarto, quinto dia ... você vai percebendo que aos poucos, aquela  cena vai perdendo a força e quando não houver mais o peso emocional, e você sentir uma leveza, uma libertação etc., é porque a memória já foi limpa.

Vou relatar rapidamente a minha experiência pessoal que tive, na primeira vez que eu utilizei essa técnica.

Estava em desarmonia com um amigo.
Me conectei com ele e fiz  o Ho'oponopono.
Naquela noite enquanto dormia eu encontrei com ele no mundo dos sonhos.
Olhei para ele e ele para mim.
Demos um abraço e retornei para o corpo físico.

Ao acordar já sabia que eu já havia me perdoado e perdoado ele.

A partir daquele dia aqueles fatos que antes tinha uma peso emocional, cobranças, deixaram de existir.

Para finalizar o Ho'oponopono é direcionado para as memorias que ficam armazenadas no nosso subconsciente, o qual os havaianos chamam de Unihipili ou "Criança Interior". É a sede das emoções e  das memórias.


O processo do Ho'oponopono incita a  pessoa a pedir para a sua Criança Interior se desprender dos seus medos e liberar as memórias que causaram o problema ou situação.

A criança interior sente uma grande necessidade de ser reconfortada e amada, é é através do amor que ela poderá se aliviar desse fardo e liberar as memórias.

Por outro lado, a consciência ou Uhane, que quer dizer "mãe" para os havaianos, é a parte que representa a mente ou o intelecto, que tem escolha para limpar as memórias ou não iniciar o processo e continuar do jeito que esta.

O papel da consciência é muito importante. Você pode continuar acreditando que é vitima do mundo, das circunstâncias, das pessoas, ou você pode assumir a sua responsabilidade sobre a sua vida e corrigir, limpar o que for necessário.

Para concluir , a supraconsciência ou alma ou ainda Eu Superior é chamado  pelos havaianos de Aumakua, que quer dizer "pai".


É essa parte que está em conexão direta com a Divindade Interior e à qual pedimos para limpar as memórias assim que elas forem liberadas pelo subconsciente.

O pedido se destina ao Eu Superior ou à alma, que loga passa a bola para a Divindade Interior, cujo papel é limpar e purificar a(s) causa(s) do problema.


Profundo tudo isso!

Por isso convido você a experimentar e depois comente aqui os resultados que você observou.

Se quiser aprofundar um pouco mais, recomendo o livro abaixo, a qual consultei para realizar esse artigo, junto com minha experiência pessoal.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário