Te advirto, seja tu quem fores! Oh! Tu que desejas sondar os arcanos da natureza, que se não achas dentro de ti mesmo aquilo que buscas, tão pouco poderás achar fora. Se tu ignoras as excelências de tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências? Em ti está oculto o Tesouros dos tesouros. Oh! Homem! Conhece a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses..." Tales de Mileto
Páginas
- Access Consciousness® (19)
- Acupuntura sem agulhas nas mãos (5)
- As 5 Leis Biológicas (1)
- Chakras (5)
- Comportamento (16)
- DEPOIMENTOS/RESULTADOS OBSERVADOS (26)
- Dicas Terapêuticas (7)
- Eckhart Tolle (8)
- EPASI; (18)
- Filmes e videos para reflexão (25)
- Física Quântica (10)
- Gratidão (1)
- Ho'oponopono (2)
- Inteligência Emocional (3)
- Krishnamurti (34)
- Meditação (114)
- Metafísica da Saúde; (2)
- Mindfulness; (93)
- Mindfulness; Meditação; (64)
- Mistérios; (3)
- MQE (6)
- Músicas (6)
- O Caminho do Mago; (1)
- Pausa para reflexão (148)
- Pausa para um café; (15)
- Praticas; (3)
- Radiestesia Estelar (4)
- Registros Akáshicos (8)
- S.E.R (1)
- Saúde (8)
- TERAPIA DE RETORNO Á FONTE; (14)
- Terapia Integrativa - Theta Healing (13)
- Terapia Integrativa- EFT (14)
- TERAPIAS INTEGRATIVAS - BIOALINHAMENTO; (8)
- TERAPIAS INTEGRATIVAS; (53)
- TISE- Terapia da Alma (9)
- Visão Interior (1)
Seguidores
sábado, 22 de outubro de 2011
Meditação é adotada por neurocientistas e psicólogos
Confortavelmente sentado, cerre os olhos, respire fundo e esvazie a sua mente dos preconceitos em torno da meditação. Durante muito tempo considerada uma prática mística e esotérica, com todo o teor pejorativo que isso possa carregar, a meditação está passando por um processo de reciclagem.
Já aceita como um fenômeno físico, graças a recentes estudos do cérebro, ela tem sido usada por neurocientistas, psicólogos e outros especialistas como uma valiosa ferramenta, uma espécie de Lexotan espiritual, no tratamento de diversas doenças, segundo reportagem do jornal "O Globo" deste domingo.
Quimicamente, a meditação parece estimular uma maior produção de certos neurotransmissores no cérebro, como a dopamina, responsável pelo sentimento de prazer e bem-estar, e a serotonina, ligada à sensação de felicidade - explica o psicólogo e mestre em neurociências da USP, Leonardo Mascaro, que acaba de lançar o livro "A arquitetura do eu". - Isso tudo ajudaria a explicar as melhorias de humor registradas nos praticantes de meditação.
Em torno desse relativamente novo conceito, a meditação tem sido estudada por meio de técnicas científicas, como a análise das ondas cerebrais e procedimentos de diagnóstico por imagens, como o eletroencefalograma. O objetivo de especialistas como o médico psiquiatra Alcio Braz, mestre em antropologia social, é entender como a meditação atua no cérebro enquanto seus praticantes encontram-se imersos em profundos estágios de interiorização.
- A medicina ainda não explica todos os efeitos da meditação - diz Alcio Braz, que é chefe do Serviço de Saúde Mental do Hospital da Lagoa. - Sabe-se que parte desses efeitos tem a ver com modificações dos padrões de resposta a situações estressantes, com aumento da atividade de áreas de inibição da ansiedade e diminuição da secreção dos hormônios vinculados à reação aguda ao estresse.
Fonte:http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/08/02/meditacao_adotada_por_neurocientistas_psicologos-547543600.asp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário