Seguidores

quinta-feira, 11 de junho de 2020

O Padre é Homem ou Mulher? E o EPASI.

Já fui preparado para ficar o dia todo.
Havia levado o  carro para concessionária para resolver um problema que estava aparecendo.
Enquanto aguardava, comecei a estudar um material de EPASI.

Numa parte do material estava escrito...

👉"Através de estímulos adequados em determinadas áreas cerebrais podemos estimular o próprio individuo a quebrar crenças limitantes e  atualizar-se em tempo e espaço, abrindo caminho para uma nova percepção  sobre si mesmo e sobre a própria história"
 


Fechei os olhos e falei para mim mesmo ...  gostaria de compreender melhor esse parágrafo.

Apareceu uma cena da infância que já havia olhado para ela, mas fazia bastante tempo, usando outra técnica terapêutica.


Meu pai sempre levava com ele nas missas aos domingos.
Havia um padre que celebrava as missas e que também era amigo da família.

Eu via aquele padre durante a celebração e fora dela e muitas vezes, ele estava com a batina  durante e depois da missa, mas tinha momento que não.

Na minha cabeça de criança, o padre usava um vestido, e vestido para mim na época, era coisa de mulher.

Mas ora ele usava e ora estava sem...

Então ... o Padre é homem ou mulher ...?

Que dúvida infantil cruel.

Certa vez, meu pai estava fazendo uma romaria e o padre estava junto.

Então resolvi aproveitar a oportunidade  tirar a dúvida e perguntei...

- Frei Mateus - Padre é homem ou mulher...?

- O ônibus se transformou em uma gargalhada só.

- Após a crise de risos, o padre havia entendido a pergunta e me explicou.

-Não sei o porque que veio essa lembrança... mas pensei,  vou fazer o EPASI sobre isso.

Creio que deveria ter na época - 6-7 anos no máximo.

Conectei com a cena e iniciei o AUTO EPASI.

Abrindo um parênteses...


Para quem ainda não sabe o EPASI é uma técnica fundamentada na neurociência e na psicologia transpessoal, que foi desenvolvida pelos Gêmeos do Bioalinhamento, Dr. Adayton e Adalton.

O EPASI tem a função de equalizar, através de 5 perguntas básicas, todos os elementos da percepção ou todas as áreas do cérebro.

Mais informações e relatos de casos você encontra AQUI

Fechando o parênteses...

👉Conectei com a cena e iniciei o AUTO EPASI.

👉Qual é a emoção ?- vergonha 
👉Qual é o pensamento ?- O que eu fiz de errado...

👉O que mais me chamou a atenção? - as pessoas dando gargalhadas. 
👉Qual é a sensação? -  o corpo contraindo e querendo desaparecer, ficar invisível naquele momento.

Com essas perguntas feitas de uma forma correta e usando a técnica certa, coloquei em ação diversos elementos da percepção, levando-me ao reconhecimento de como aquela cena vivida, ainda tinha um impacto em mim.

Agora chegou o momento da quinta pergunta e todas as etapas são importantes, mas porém essa etapa, tem um papel fundamental no EPASI , que é nos levar a uma ação e resolução.

Tem uma frase Platão que ilustra bem esse movimento do EPASI, que converge justamente nessa quinta etapa que diz ...


Sim, EPASI leva em sua essência o estimulo para  a  pessoa mover a si mesma, não importa o que seja.

Continuando ... veio a quinta pergunta que fiz para mim mesmo.

O que você pode fazer de diferente do que você fez na época?

Na época eu fiquei paralisado.

E agora...?

Silencio profundo se instalou dentro de mim ...

 O EPASI e no caso o AUTO EPASI tem uma forma certa de ser conduzido,  para ser estimulado todas as áreas do cérebro e não apenas o lado racional.

Por alguns segundos não sabia o que fazer ... mas estimulei...

O que você dá conta de fazer por pequeno que seja?

- EUREKA! De repente surgiu a resposta, a ação.



- Muito obrigado padre, por esclarecer, tinha essa dúvida. 


 Ao ter essa ação e agradecido ao padre... o que não tinha feito na época, porque fiquei envergonhando, paralisado ... Foi o inicio de uma grande surpresa.

 Padre falou ... De nada filho! Isso me faz lembrar aquela frase de Jesus... "Deixa vir a mim as criancinhas porque são delas o reino dos céus".
  " Se quiser entrar no reino dos céus, devereis ser puro igual as crianças e essa sua pergunta, apenas expressa a pureza e a inocência de sua alma"


 Essas palavras simplesmente apareceram na minha cabeça...  e houve uma mudança energética e instantânea muito grande, e entrei na segunda parte do AUTO EPASI e refiz novamente as perguntas.


👉Qual é a emoção ?Antes era vergonha e agora uma alegria muito grande.

👉Qual é o pensamento ?- Antes o que eu fiz de errado e agora era um pensamento de gratidão

👉O que mais me chamou a atenção? -  Antes as pessoas dando gargalhadas e agora a amorosidade com que o padre me respondia.

👉Qual é a sensação ?Antes  o corpo contraindo e querendo desaparecer, ficar invisível naquele momento e agora uma expansão muito grande no corpo, uma leveza que não dava para descrever.


Eu sei que o  texto esta ficando grande, mas porém, se você conseguiu chegar até aqui, continue porque  a melhor parte vou relatar ainda...😉

Veio  em seguida alguns insights muito interessante  e algumas compreensões mais profundas ainda...

Lembrei que no primário e no ginásio, tinha vontade de perguntar durante as aulas, mas porém, ficava paralisado, não conseguia perguntar.

Eu analisava e julgava a minha pergunta ... e não perguntava, achava que a minha pergunta era ridícula.

No colégio técnico e depois na universidade, consegui perguntar alguma coisa, mas era muito pesado e demandava um esforço muito grande.

👉Havia criado uma crença - que era perigoso perguntar e que as pessoas iam rir de mim.

Voltando para a frase que coloquei no inicio desse texto...

👉Através de estímulos adequados em determinadas áreas cerebrais podemos estimular o próprio individuo a quebrar crenças limitantes e  atualizar-se em tempo e espaço, abrindo caminho para uma nova percepção  sobre si mesmo e sobre a própria história"

Compreendi profundamente o que esse  paragrafo quis dizer.


 Houve  em mim a quebra de crenças que é perigoso perguntar, e atualização no tempo e espaço - isso foi quando eu era criança e  abriu uma nova percepção  sobre mim mesmo e minha história, porque consegui ressignificar um acontecimento da primeira infância, que condicionou grande parte da minha história.


Abri os olhos...  e o tempo que levei para fazer esses movimentos?

Menos tempo que você levou para ler esse  texto.

Como assim?

Já tem um jargão entre os Instrutores de EPASI que diz:

👉"EPASI não se explica, EPASI se vive"

EPASI trás a abertura de uma nova inteligência, que abarca, harmoniza e transcende a inteligência emocional e racional.

👉E AUTO EPASI é ir aprendendo a ser terapeuta de si mesmo.










20 comentários:

  1. Meu nome é Marco Antonio, e sou Instrutor do Epasi com a minha esposa Eni Luisa.
    Li seu texto belíssimo e fiquei extasiado com seu depoimento.
    Texto Lindo, lindo, lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco Antonio!

      Gratidão amigo!


      Fico super feliz com o seu feedback!

      É bom receber esse retorno, especialmente de quem como você, conhece e vive o EPASI!

      Excluir
    2. Que percepção construtiva.sigamos na construção do terapeuta.

      Excluir
    3. Sim. A construção do terapeuta é diária!

      Excluir
  2. Muito obrigada João por compartilhar,ninguem consegue imaginar a dimensão de uma palavra dita ou não dita. realmente Epasi só será verdadeiramente entendido qdo for vivido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Analu! Realmente não dá para imaginar, é só vivendo mesmo.

      Excluir
  3. Que incrível... olhando para nós mesmos podemos mudar o mundo!!! Obrigada pela contribuição e expansão que sua história foi para mim 💝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo seu registro! Como é linda essa perspectiva de mudar o mundo de dentro para fora, porque o contrário, tem como resultados, os conflitos internos e externos.

      Excluir
  4. muito relevante sua percepçao, e ser terapeuta de si mesmo exige desnudar-se totalmente de julgamentos alheios,medos do que outros pensam de nós, excesso se culpa. Parabems pelo texto bem elaborado, e sua transcendencia em se expor. Tambem sou terapeuta, facilitador de epasi e Bioalinhador🤜🤛.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Zidane!

      É essa perspectiva de ser terapeuta de mim mesmo em primeiro lugar, que me colocou nessa jornada do autoconhecimento e buscar ferramentas como essa, para ajudar nesse trabalho que você descreveu tão bem...( desnudar-se totalmente de julgamentos alheios,medos do que outros pensam de nós, excesso se culpa.)

      O expor esse texto, essa história, é parte desse desnudar-se ...

      Gratidão!

      Excluir
  5. Show! Parabéns João. Ótimo relato. Certamente já é uma grande inspiração para todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que incrível! Parabéns e que bom que você compartilhou aqui! Isso é muito inspirador! O EPASI é mesmo incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Realmente é muito inspirador o fato que vamos descobrindo que tudo esta dentro de nós, apenas esperando o momento de ser descoberto.

      Gratidão!

      Excluir
  7. Fiquei muito emocionada e me fez refletir minha vida como um todo! gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que maravilhoso isso.

      Também fico emocionado em ler a sua mensagem e saber que isso te impactou de forma positiva.

      Gratidão!

      Excluir
  8. Emocionada aqui com seu depoimento ...
    Primeiro por sentir daqui seu alívio,e alegria que sentiu nesse momento ..e depois por saber como essa ferramenta incrível que temos nas mãos pode mudar a vida de muito mais pessoas ...Obrigada por compartilhar !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo seu comentário!

      Realmente é isso, uma ferramenta incrível, que nos permite fazer um movimento para dentro e para fora, para ajudara as outras pessoas.

      O alívio e a alegria como você colocou realmente é algo imensurável, porque se livrar de uma crença limitante, não tem preço.

      Abraço!

      Excluir