Te advirto, seja tu quem fores! Oh! Tu que desejas sondar os arcanos da natureza, que se não achas dentro de ti mesmo aquilo que buscas, tão pouco poderás achar fora. Se tu ignoras as excelências de tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências? Em ti está oculto o Tesouros dos tesouros. Oh! Homem! Conhece a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses..." Tales de Mileto
Médico devem abordar a espiritualidade dentro dos consultório, a orientação é da sociedade brasileira de cardiologia, a orientação é respaldada por mais de 100 estudos científicos, que comprovam os benefícios da vida espiritual para saúde do coração e também para saúde física e mental.
A Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia conseguiu melhorar a sobrecarga cardíaca de 31 adolescentes americanos hipertensos.
Os jovens apenas acrescentaram um hábito a suas rotinas: meditar duas vezes por dia, durante 15 minutos, ao longo de quatro meses.
Outros 31 receberam orientações médicas, mas não meditaram. A primeira metade terminou o período de testes com a massa do ventrículo esquerdo menor – sinal de redução dos riscos de desenvolver doenças cardíacas e vasculares.
Outro levantamento, este da Universidade da Califórnia em Los Angeles, mediu o acúmulo de gordura nas artérias de 30 pessoas com pressão alta. Depois de meditar 20 minutos, duas vezes por dia, ao longo de sete meses, a quantidade estava menor, enquanto que ela não havia sido alterada no grupo de controle.
Meditar também é útil para reduzir em 47% as chances de ataque cardíaco e infarto em adultos. Foi o que concluiu a Associação Americana do Coração, depois de acompanhar um grupo de pacientes de 59 anos de idade, em média, ao longo de nove anos, de 2000 a 2009.
Todos continuaram recebendo a medicação necessária, mas metade foi convidada a participar de sessões de meditação sem regularidade definida.
Neste grupo, a pressão arterial caiu significativamente.
"Foi como se a meditação funcionasse como um medicamento totalmente novo e muito eficiente para prevenir doenças cardíacas", afirma o fisiologista americano Robert Schneider, diretor do Center for Natural Medicine and Prevention e responsável pelo estudo.
Quer conhecer mais sobre esse tema?
A Clinica Harmony em Londrina, esta promovendo, um treinamento completo em meditação mindfulness.
Imagine que tivesse uma caixa de remédio, com 30 comprimidos e que custasse X reais e que se tomasse um comprimido por dia, e que esse comprimido tivesse efeito comprovado cientificamente por inúmeros estudo, para:
diminuir a depressão, ansiedade, controlar o estresse, controlar a hipertensão arterial, ajudar no tratamento de esclerose múltiplas, HIV, câncer, ajudar no tratamento de doenças renal crônica, ajudar quem tem insônia, ajudar a exercer o controle sobre seus instintos ou impulsos, controle maior sobre si mesmo, ajudar a sua atenção, aprendizado, memória, envelhecimento com mais saúde, reduzir a atrofia cerebral,
ajudar a formar novos hábitos, melhorar seu sistema imunológico, aumentar a quantidade de neurônios em regiões envolvidas ao comportamento, aprendizado e concentração, na regulação emocional, aumento dos hormônios da felicidade e inibição dos hormônios do estresse, ajudar na flexibilidade de formar novos hábitos, na percepção de si mesmo e do outro.
Imagine que se você tomasse esse comprimido e tivesse todos esses benefícios e não tivesse efeitos colateral, você tomaria?
A boa notícia é que não é a medicação, mas sim, a meditação, todos esses benefícios estão relatadas em pesquisas cientificas.
Venha aprofundar sobre esse tema e aprender a meditar, através de uma didática simples e cientificamente comprovada, por inúmeros estudos, participando do treinamento em Mindfulness, que esta sendo promovido pela Clinica Harmony, conforme informações abaixo: