Seguidores

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Espiritualidade é Importante para Saúde do Coração



 Médico devem abordar a espiritualidade dentro dos consultório, a orientação é da sociedade brasileira de cardiologia, a orientação é respaldada por mais de 100 estudos científicos, que comprovam os benefícios da vida espiritual para saúde do coração e também para saúde física e mental. 

 A Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia conseguiu melhorar a sobrecarga cardíaca de 31 adolescentes americanos hipertensos.
 Os jovens apenas acrescentaram um hábito a suas rotinas: meditar duas vezes por dia, durante 15 minutos, ao longo de quatro meses. 

Outros 31 receberam orientações médicas, mas não meditaram. A primeira metade terminou o período de testes com a massa do ventrículo esquerdo menor – sinal de redução dos riscos de desenvolver doenças cardíacas e vasculares.

Outro levantamento, este da Universidade da Califórnia em Los Angeles, mediu o acúmulo de gordura nas artérias de 30 pessoas com pressão alta. Depois de meditar 20 minutos, duas vezes por dia, ao longo de sete meses, a quantidade estava menor, enquanto que ela não havia sido alterada no grupo de controle.  

 Meditar também é útil para reduzir em 47% as chances de ataque cardíaco e infarto em adultos. Foi o que concluiu a Associação Americana do Coração, depois de acompanhar um grupo de pacientes de 59 anos de idade, em média, ao longo de nove anos, de 2000 a 2009. Todos continuaram recebendo a medicação necessária, mas metade foi convidada a participar de sessões de meditação sem regularidade definida. 

Neste grupo, a pressão arterial caiu significativamente. 

 "Foi como se a meditação funcionasse como um medicamento totalmente novo e muito eficiente para prevenir doenças cardíacas", afirma o fisiologista americano Robert Schneider, diretor do Center for Natural Medicine and Prevention e responsável pelo estudo. 

Quer conhecer mais sobre esse tema?

A Clinica Harmony em Londrina, esta promovendo, um treinamento completo em meditação mindfulness.


Nenhum comentário:

Postar um comentário