Seguidores

sábado, 20 de julho de 2024

Por que Meditar? Meditação Negativa ou Ruminação . Vídeo 43.

 
 Em um estudo na Universidade de Stanford que utilizou tomografia, pessoas que se concentravam em aspectos negativos delas mesmas ou numa interpretação negativa da vida, apresentaram aumento da atividade das amígdalas cerebrais.

 Geravam-se ondas de medo, liberando uma corrente neuroquímica deletéria para o cérebro e o sistema cardiovascular, com consequente ativação do sistema hipófise-pituitária-adrenal, elevando o cortisol, a adrenalina, noradrenalina, a FC e a pressão arterial. Felizmente, a meditação é o oposto da ruminação e assemelha-se à prática de psicoterapia, na qual aprendemos a observar nossa negatividade e não reagir a ela. Assim, treinamos o cérebro para permanecer tranquilo face às adversidades, e disciplinamos a mente para se tornar menos presa a seus próprios desejos, fixações e convicções. Quando isso acontece, o modo como vemos o mundo e a nós mesmos apresenta uma transformação

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Por que Meditar? O Efeito da Meditação na Pressão Arterial e no Estresse...

Em continuidade a série POR QUE MEDITAR que tem como objetivos trazer conteúdos, que estimulam a prática da meditação, esse vídeo, aborda os efeitos da meditação na pressão arterial e no estresse crônico.

sábado, 6 de julho de 2024

Por que Meditar? Meditação no tratammento e prevenção de diversas doença...

           
A meditação é uma medida bastante eficaz para o tratamento e prevenção de diversas doenças como a hipertensão, doenças cardíacas e coronarianas, aterosclerose das artérias carótidas, melhora da capacidade de praticar atividade física e de reduzir a isquemia miocárdica entre os portadores de doenças coronarianas; melhora da variabilidade da FC e da glicemia nos portadores de diabetes; redução do colesterol, do estresse psicológico e dos hormônios deletérios liberados pelo estresse; redução da ansiedade, da raiva, além de melhorar de forma significativa a depressão. Destacamos ainda os benefícios na prevenção do Alzheimer, redução da perda cognitiva em decorrência do envelhecimento, reorganização das ondas cerebrais com predomínio de ondas lentas, presentes em estados de relaxamento, melhora da empatia, esperança e autoestima.

 

Veja o vídeo!