Restauração de terras, desertificação e resiliência à seca - 5 de junho de 2024.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
"
Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e realizado anualmente desde 1973, tornou-se a maior plataforma global de alcance ambiental. É celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo.
O Reino da Arábia Saudita sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente 2024 com foco na restauração de terras, desertificação e resiliência à seca.
A restauração de terras é um pilar fundamental da Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas (2021-2030), um apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, o que é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial e ameaçando cerca de metade do PIB global (US$ 44 trilhões). O número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 - sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.
O tema de 2024 é um chamado urgente para restaurar a saúde do solo, fortalecer a resiliência das comunidades às secas e combater a desertificação. A degradação da terra afeta a biodiversidade, a segurança alimentar e a saúde humana, tornando essencial uma ação coordenada e eficaz.
Acelerar a Restauração da Terra: Restaurar ecossistemas degradados ajuda a recuperar a biodiversidade, melhorar a qualidade do solo e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Projetos de reflorestamento, restauração de áreas úmidas e agricultura regenerativa são exemplos de ações eficazes.
Resiliência à Seca: Secas prolongadas têm impactos devastadores em comunidades e ecossistemas. Fortalecer a resiliência envolve o uso eficiente da água, práticas agrícolas sustentáveis e a implementação de sistemas de alerta precoce.
Progresso da Desertificação: A desertificação transforma terras férteis em desertos, ameaçando a subsistência de milhões de pessoas.
Fonte: Dia Mundial do Meio ambiente- água sustentável; ONU programa para o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário