Por: Daniela Sopezki
Operar no modo multitarefa, ou seja, fazer várias coisas ao mesmo tempo é o maior inimigo do foco.
Você precisa parar de insistir na correria desvairada de fazer malabarismo com tantas coisas ao mesmo tempo.
Claro que conseguimos automatizar o que aprendemos e fazer algumas coisas ao mesmo tempo, mas a atenção fica dividida em várias coisas e ao mesmo tempo não está presente em todas elas.
Somos monotarefas – não se consegue prestar atenção a todos os estímulos ao mesmo tempo. A maioria das pessoas gasta seus dias e sua energia funcionando em um estado de atenção dividida constante, e isso as impede de realmente viver no presente.
Estudos descobriram que quando dividem sua atenção as pessoas e são interrompidas, elas levam 50% a mais de tempo para realizar uma tarefa e estão 50% mais propensas a cometer erros.
As empresas estão ligadas nesse dado, afinal tempo é vida, tempo é dinheiro, tempo é energia – aproveitada ou
desperdiçada.
Ao invés de dividir a atenção, é muito mais eficaz fazer pausas entre intervalos de atenção direcionada a um único foco.
Além de melhorar a performance e de se reabastecer, você não fica com a mente esgotada no fim de um dia “na correria”.
Teste isso, faça essa experiência.
Ao suspender o modo multitarefas, nos tornamos muito melhor no que fazemos e aumentamos as chances de lembrarmos dos detalhes de tarefas que foram feitas no passado. Quando tarefas não são tão importantes e perigosas ou não geram qualquer prejuízo por serem muito automatizadas, não tem problema, se você julgar - fazer duas coisas de cada vez: lavar a louça e ouvir rádio, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário