Te advirto, seja tu quem fores! Oh! Tu que desejas sondar os arcanos da natureza, que se não achas dentro de ti mesmo aquilo que buscas, tão pouco poderás achar fora. Se tu ignoras as excelências de tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências? Em ti está oculto o Tesouros dos tesouros. Oh! Homem! Conhece a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses..." Tales de Mileto
A especialista de Marketing da Vivo Karina Hassen na sala de meditação da empresa
Quem trabalha no piloto automático toma decisões piores e usa pouco a criatividade. Uma maneira de reverter isso é treinar a concentração no momento presente.
A receita é da psicóloga e pesquisadora da Universidade Harvard (EUA) Ellen Langer.
Ela é autora do livro "Mindfulness" (sem edição no Brasil), título em inglês que pode ser traduzido como atenção plena —segundo Langer, "é o processo de notar mais as coisas".
"Ao deixar de viver no automático, a pessoa fica mais atenta ao seu cotidiano, o que gera novas ideias", diz ela.
A maneira clássica de desenvolver a atenção plena é por meio de meditação. São milhares de técnicas, mas a essência é simples: basta a pessoa sentar com a coluna reta e ficar atenta à respiração, sem dar atenção aos próprios pensamentos.
No começo, cinco minutos já bastam.
A prática foi adotada por várias empresas. A Vivo oferece uma sala especial para meditação, o Google tem instrutores e aulas de ioga e a Salesforce dá um subsídio mensal aos funcionários para que façam cursos na área.
Acetogeninas anonáceas encontradas na gravioleira apresentam atividade anticancerígena.
Foto: Antonio Lindemberg Martins Mesquita
Substâncias bioativas identificadas na gravioleira vêm chamando a atenção dos cientistas há pelo menos quarenta anos. São as acetogeninas anonáceas, uma classe de compostos derivados de ácidos graxos, cujo espectro de atividade biológica inclui propriedades inseticidas, anti-helmínticas e anticancerígenas. A Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acabam de concluir um estudo que pode contribuir para que, no futuro, essas substâncias cheguem às prateleiras de supermercados e farmácias.
A pesquisa avaliou um método promissor para extrair e concentrar esses compostos. Um estudo que abre caminhos para que se possa transformar folhas em produtos, como suplementos alimentares ou fitoterápicos, sem que se percam os princípios ativos de interesse.
A especialista de Marketing da Vivo Karina Hassen na sala de meditação da empresa. Por Adriano Vizoni
O interesse de estudiosos do estresse sobre programas de atenção plena, ou mindfulness, está crescendo: o número de publicações científicas sobre iniciativas do tipo saltou de 12 em 2000 para 674 em 2015, segundo estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
A popularização veio depois que o pesquisador norte-americano Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts (EUA), criou um programa de redução de estresse baseado em atenção plena, no fim dos anos 1970.
Kabat-Zinn, que meditava, fazia ioga e era um estudioso do budismo, viu uma oportunidade de apresentar as práticas de um ponto de vista não religioso.
A origem desta técnica esta na terapia do renascimento, que é uma abordagem terapêutica, que tem entre as suas ferramentas, a respiração consciente, acompanhado por um profissional da área, onde leva o cliente a acessar e remover os principais traumas ligado ao nascimento.
A técnica ensinada nesse vídeo, pode ser praticado por todos, como esta ensinada no vídeo, porque ela em si, ajuda a retomar o estado de consciência e sair rapidamente das janelas killer que foi abordado no vídeo anterior.
A técnica ensinada no vídeo não é a respiração do renascimento por excelência, porque ela deve ser feita acompanhado por um terapeuta.
Workshop - A Arte de se relacionar e a Meditação, apresentado durante a semana interna de prevenção de acidente - SIPAT, dia 10/agosto/2017, na EMBRAPA SOJA - Londrina-PR.
Em artigo anterior, relatei sobre o aspecto informacional ligado as barras de acess, que acessei durante uma sessão, para quem quiser ver, clique AQUI.
Domingo, 27/08, tive a oportunidade de sentir enquanto aplicava em um amigo, o que chamo aqui de dimensão energética das barras de acess.
Na primeira sessão que apliquei, apenas senti o toque físico.
Na segunda sessão houve um diferencial, senti que os dedos como que literalmente grudasse em cada barra.
Após a sessão, a pessoa perguntou se havia colocado mais pressão nos dedos, disse que não, apesar de que a sensação fosse que sim.
No domingo, 27/08 - terceira sessão de aplicação das barras, senti a dimensão energética das barras.
Logo no inicio da sessão, ao tocar nas barras de abertura, senti uma espécie de corrente elétrica e depois que a sessão foi desenvolvendo, fui entrando no aspecto energético das barras.
Senti que a energia literalmente circulava entre uma mão e outra, numa sensação muito interessante de difícil de descrever.
Pouco a pouco esse aspecto energético foi ampliando, de forma que não sentia mais a parte física da cabeça das pessoas (região onde se concentram as barras), apenas a energia.
A cabeça se transformou numa bola de energia, que pulsava em minhas mãos ... ora crescia mais para um lado em relação ao outro e ora, aumentava por igual.
Quando o tempo de permanência naquela barra se esgotava, a cabeça "voltava ao normal", como uma bexiga que se esvaziava, para em seguida se inflar novamente, na próxima barra.
Às vezes, parecia que crescia tanto a cabeça da pessoa - que abria os olhos para ver se estava tudo normal.
Também notei que havia uma ressonância em mim, as barras corria na pessoa que recebia e na minha pessoa, que aplicava.
Transcorreu a sessão de uma hora, com muita rapidez e senti energizado após a sessão.
Mas porém, o efeito não terminou aqui...
Á noite ao dormir, acordei várias vezes, e ao acordar, já sentia descansado, olhava no relógio, ainda era muito cedo.
Toda vez que acordava recordava de muitos sonhos.
As 5h30mim levantei (não aquentava mais ficar na cama) , normalmente levanto ás 6 horas e com vontade de ficar um pouco mais na cama.
Transcorreu o dia todo sentindo uma energia de leveza, alegria, felicidade e inspiração.
No final do dia, fui no dentista, e como de praxe ele mede a pressão, não tenho pressão alta, mas ele espantou - o que aconteceu com sua pressão hoje?
Nunca esteve tão boa... 11 x 7.
O que mais é possível?
Para ouvir o renomado neurocientista Dr. Jeffrey Fannin discutir o que observou quando ele examinou o que ocorre no cérebro após uma sessão de Barras de Access.
Workshop de Processos Corporais - Corrigindo a Visão é um processo corporal ao mesmo tempo dinâmico e simples de Access Consciousness ™ que tem como proposta ajudar a corrigir visão naturalmente, procurando desbloquear traumas na área da visão.
O Workshop aconteceu no dia 13/08/17 em Maringá-PR, com a Facilitadora -- LUCI LEAL.
Este processo não só ativa as energias de cura nos olhos, mas também busca excluir as crenças que se tem sobre o envelhecimento e visão, e apagar os julgamentos sobre o que é ou não é possível mudar com seus olhos e visão.
Nota do blog: a ciência dá um passo importante nesse campo, mas porém, os que estão inseridos no campo das terapias holísticas, já sabem que no nosso DNA estão arquivados toda as nossas memórias, e em muitos trabalhos terapêuticos, necessita-se acessar essas memórias para corrigir determinados traumas, que estão condicionando o momento atual.
Da mesma forma que se acessa para corrigir, também se acessa para inserir novas informações.
Pela primeira vez, um grupo de pesquisadores da Universidade Harvard conseguiu armazenar um pequeno vídeo no DNA de uma bactéria viva, revelou um estudo publicado na revista "Nature" na última quarta-feira (12).
Nesse vídeo de hoje vamos aprender uma técnica de respiração, que é como abrir uma janela naquele momento que estamos alterados emocionalmente, seja com medo, inseguro, raiva, estressado, preocupado, etc., deixando sair o ar carregado com as emoções.
A respiração diafragmática, é uma forma de gerenciar nossas emoções, trazendo lucidez, estado de presença , equilibrio emocional.
Dentro do meu processo de formação em terapias holísticas, participei de mais uma formação na área de barras de acess, ao participar do Workshop de MTVSS (Sistema de Desprendimento de Valência Terminal Molecular ), realizado no dia 15 de junho de 2017 em Maringá-PR, com a facilitadora - LUCI LEAL.
MTVSS é um dos processos corporais de ACCESS CONSCIOUSNESS mais dinâmicos com imposição de mãos.
PROPOSTA DO Workshop de MTVSS
Pode ter um efeito incrível no Sistema Imunológico ,principalmente se aplicado nas articulações.
CÂNCER e outras doenças potencialmente fatais foram mudadas com o uso regular da técnica.
MTVSS - Processo corporal de Access Consciousness
Processo Corporal de Access Consciousness™
ACCESS é um conjunto de ferramentas e processos desenhados para facilitar mais consciência para todos!
Consciência é a habilidade de estar presente na sua vida em todos os momentos sem julgamento sobre você ou sobre ninguém mais.
Professora de Curitiba fez experimento para mostrar a alunos o poder das palavras. (*)
Uma professora de Curitiba decidiu provar aos seus alunos os poderes positivo e negativo das palavras.
Ela fez um experimento usando dois potes de arroz cozido.
Para um, foram ditas palavras positivas e para o outro, negativas.
No pote "do amor", o arroz fermentou naturalmente. No pote "do ódio", os grãos emboloraram.
A experiência da professora de educação física Ana Paula Frezatto Martins foi feita com base em um experimento do cientista japonês Masaru Emoto.
Segundo ele, cada pensamento do ser humano gera uma emoção e uma reação bioquímica (leia mais abaixo).
“Nas aulas, procuro explicar para as crianças que nem sempre as coisas acontecem de maneira positiva em nossa vida.
Sente com as entranhas? Seu corpo tem um segundo cérebro dentro da barriga...
Sabe esse seu cérebro aí na cabeça? Ele não é tão único assim não como a gente imagina e conta com uma grande ajuda de um parceiro para controlar nossas emoções, nosso humor e nosso comportamento.
Isso porque o corpo humano tem o que muitos chamam de um "segundo cérebro". E em um lugar bem especial: na nossa barriga.
O "segundo cérebro", como é chamado informalmente, está situado bem ao longo dos nove metros de seu intestino e reúne milhões de neurônios.
Trecho do documentário - A Revolução do Altruísmo. documentário que fala sobre essa capacidade única do ser humano de se colocar no lugar do outro e agir de acordo. Seria o homem um ser altruísta na sua essência? Ou egoísta?
O documentário trás uma série de pesquisas e exemplos para comprovar que apesar de muitas provas do contrário, o ser humano é sim, altruísta na sua essência.
Mas ele realmente fica interessante quando o pesquisador, professor e doutor Richard Davidson e o monge budista Matthieu Ricard entram em cena para demonstrar, através da Neurociência, como a meditação e o mindfulness podem sim transformar você numa pessoa melhor.
A Constelação Familiar é um método terapêutico baseado no trabalho do filósofo alemão Bert Hellinger.
Ele permite localizar e remover bloqueios do fluxo emocional que geram dificuldades pessoais, assim como problemas de relacionamentos.
Hellinger observou através de diversas formas de psicoterapia familiar que padrões de comportamento podem se repetir nas famílias e nos grupos familiares ao longo de gerações e ainda muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligadas a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar.
Pessoas mais experientes são capazes de 'desligar' áreas cerebrais.
Técnica também pode contribuir para parar de fumar e lidar com o câncer.
Pessoas que têm experiência em meditação parecem ser capazes de “desligar” áreas do cérebro associadas a devaneios, transtornos psiquiátricos (como esquizofrenia) e autismo, segundo um novo estudo de imagens cerebrais feito por pesquisadores da Universidade Yale, nos EUA.
O trabalho foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
O Brasil é um dos cinco países com mais pessoas ansiosas no mundo. O pensamento pode ser o começo da síndrome do pânico e da ansiedade, assim como o inverso. Como não se deixar capturar pela ansiedade que a nossa própria mente gera?
O neurologista Tarso Adoni explicou que acontecimentos externos podem desencadear crises de pânico.
E como lidar com a ansiedade sem que ela se torne doença?
Quem respondeu foi o consultor e psiquiatra Daniel Barros.
O Bem Estar desta quinta-feira (27) contou histórias de três pessoas que encontraram na meditação o tratamento para ansiedade e síndrome do pânico.
A cabelereira Neia de Almeida Santana Marques teve a síndrome do pânico. Ela fez uso de medicamentos e também da meditação.
Já o Leo não conseguia passar no vestibular por causa da ansiedade.
Depois que começou a meditar, conseguiu entrar na USP.
Angélica e Mariana Ferrão meditando (Foto: Reprodução/TV Globo)
Todos os cidadãos que estão acompanhando, o que está ocorrendo atualmente com o nosso país, estão no mínimo assombrados, com tantas sujeiras e podridões, que tem surgido diariamente no cenário político, o que tem mostrado na prática- que a política tem sido apenas um bom negócio para os políticos, e um péssimo negócio para as pessoas de bem.
Interrogante: Você nos diz para observarmos nossas ações na vida diária, mas qual é a entidade que decide o que observar e quando? Quem decide se a pessoa deveria observar?
Krishnamurti: Você decide observar? Ou você simplesmente observa?
Você decide e diz, “Eu vou observar e aprender”? Porque então vem a pergunta: “Quem está decidindo?” É a vontade que diz, “Eu devo”? E quando isto falha, ela se castiga e diz, “Eu devo, devo, devo; nisso há conflito; portanto, o estado da mente que decidiu observar não é de fato observação.
Você está andando por uma rua, alguém passa por você, você observa e pode dizer para si mesmo, “Como ele é feio; como ele cheira; quero que ele não faça isso ou aquilo”. Você está consciente de suas reações ao passante, está consciente que está julgando, condenando ou justificando; você está observando.
Você não diz, “Eu não devo julgar, não devo justificar”.
Ao estar consciente de suas reações, não há de fato decisão. Você vê alguém que lhe insultou ontem. Imediatamente você está pronto para a luta, fica nervoso ou ansioso, começa a não gostar; estar consciente de seu desgosto, estar consciente de tudo isso, não “decidir” estar consciente.
Observar, e nessa observação não há nem o “observador” nem o “observado” – existe apenas a observação acontecendo.
O “observador” só existe quando você acumula na observação; quando diz, “Ele é meu amigo porque me elogiou”, ou, “Ele não é meu amigo, porque disse alguma coisa desagradável sobre mim, ou alguma coisa verdadeira de que não gosto”.
Isso é acumulação através da observação e essa acumulação é o observador. Quando você observa sem acumulação, então não há julgamento.
Você pode fazer isto o tempo todo; nessa observação naturalmente certas decisões definidas são tomadas, mas as decisões são resultados naturais, não decisões feitas pelo observador que acumulou.
O filme egípcio "O OUTRO PAR", com apenas 4 minutos de duração, ganhou o prêmio de melhor curta em festival de cinema. A diretora tem 20 anos de idade.
A Lei do Retorno.
Faça pelos outros , o que você gostaria que fizessem por você.
Drª Márcia Capella, coordenadora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, coordenou a pesquisa do Programa de Oncobiologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que expôs células ligadas ao câncer de mama à 5ª Sinfonia de Beethoven e a Atmosphères de György Ligeti.
1 em cada 5 células desapareceu e as sobreviventes diminuíram de tamanho.
Tradicionalmente a musicoterapia é já largamente utilizada em desordens emocionais. Este estudo comprova que “a música produz um efeito direto sobre as células do nosso organismo“.
O resultado é enigmático para a cientista.
O sucesso de 2 composições aparentemente tão distintas procura junto de professores de música associações por via do ritmo, timbre ou intensidade.
Depois de descobrir a causa responsável pela alteração das células, a intenção é “construir uma sequência sonora especial para o tratamento de tumores”.
São Paulo – O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 28, portaria em que inclui ioga, biodança, meditação e outras 11 terapias alternativas no Sistema Único de Saúde (SUS).
São elas: arteterapia; ayurveda; dança circular; musicoterapia; naturopatia; osteopatia; quiropraxia; reflexoterapia; reiki; shantala; e terapia comunitária integrativa.
Com a portaria, as 14 atividades passam a compor a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
Já faziam parte desse grupo homeopatia; medicina tradicional chinesa; medicina antroposófica; plantas medicinais e fitoterapia; e termalismo social/crenoterapia.
Segundo o texto publicado no DOU, um dos objetivos da inclusão das 14 práticas no SUS é “valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares”.
O ministério levou em conta uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que “incentiva e fortalece a inserção, reconhecimento e regulamentação destas práticas, produtos e de seus praticantes nos sistemas nacionais de saúde”.
“Neste sentido, (a OMS) atualizou as suas diretrizes a partir do documento Estratégia da OMS sobre Medicinas Tradicionais”, diz o texto do Diário Oficial.
De acordo com o ministério, as medicinas tradicionais e complementares são compostas por “abordagens de cuidado e recursos terapêuticos que se desenvolveram e possuem um importante papel na saúde global”.
"Na vida, podemos escolher para viver as realidades de outras pessoas ou podemos optar por criar as nossas próprias. A maioria das pessoas tentam viver dentro da caixa do que outras pessoas definem como valioso, em vez de perguntar, 'O que realmente funciona para mim"? " - Gary Douglas
Se você tivesse as ferramentas para criar a mudança que você nem sabia que você poderia pedir .. o que seria possível para você e para o mundo que você não considerou ainda?
Apenas pergunte e não busque a resposta intelectualmente, deixa vir, dessa forma damos oportunidade para que a resposta venha fora da caixa ou do sistema de crença.
Em uma entrevista concedida à Amelia Burton, em uma rede de TV australiana, Dain Heer, Co-fundador de Access Consciousness® explicou que existem maneiras bem mais fáceis e prazerosas de viver.
“Muitas pessoas querem mudar sua aparência por não gostarem de seus corpos.
Mas o que aconteceria se fizessem essa mudança de uma forma divertida?”, indagou.
“Se você, por exemplo, acordasse e praticasse algum exercício somente por diversão? E, se depois, dissesse o quanto foi incrível fazer isso e, assim, ser grato à você ao invés de julgar-se?”
Praticante de 'Cura Reconectiva', Walter Neto, "descobriu" os estudos de Eric Pearl em 2015 (Foto: Ive Rylo / G1 AM)
Não é um tratamento, mas carrega a promessa de conduzir à cura. Levar pessoas de volta ao estado natural de saúde física, mental e emocional é a proposta da "cura reconectiva".
O método baseado na medicina quântica foi desenvolvido pelo médico quiroprático Eric Pearl há 20 anos e tem ganhado adeptos no Amazonas. "É uma tecnologia que você pode usar para curar seus pacientes, as pessoas a sua volta e a si mesmo", disse o praticante da "cura", Walter Neto.
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), síndrome do pânico, ansiedade, pessoas com déficit de atenção, autismo e doenças ditas como "não tratáveis" fazem parte da lista de doenças que foram curadas ou que apresentaram significativa melhora após pacientes se submeterem à cura reconectiva.
Como lidar com a mente inquieta? Meditação diminui a ansiedade, melhora a depressão e dores crônicas.
Como lidar com a mente inquieta? O Bem Estar desta quarta-feira (30) deu dicas para aprender a meditar. A meditação diminui a ansiedade, melhora a depressão, melhora as dores crônicas, diminui a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora o sono.
Quando um bebê nasce, ele é bombardeado por impressões, barulhos e cheiros. E tudo o que acontece nesse momento é crucial para sua saúde. A primeira hora de vida pode determinar, por exemplo, qual a probabilidade de ocorrer morte neonatal (ou seja, nos primeiros 28 dias de vida). Um estudo realizado na Austrália mostra que esse risco pode ser reduzido em 22% só com o aleitamento materno logo após o nascimento.
Momentos de descanso e meditação podem fazer bem para o cérebro
Bem Estar desta sexta-feira (2) explicou os benefícios do ócio no dia a dia.
Programa mostrou também quais as vantagens da meditação; confira.
Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar.
No Bem Estar desta sexta-feira (2), o psiquiatra Daniel Barros e o neurologista vascular Alexandre Pieri explicaram que esses momentos de descanso da mente podem beneficiar o cérebro. Segundo os especialistas, às vezes momentos de ócio, como ler um livro ou ouvir uma música, por exemplo, ajudam a desacelerar algumas regiões cerebrais e podem fazer bem.
O problema, segundo o psiquiatra Daniel Barros, é o exagero - o ideal é ter momentos de ócio, mas não deixar isso virar um excesso já que o equilíbrio é fundamental.
Há diferenças, no entanto, entre o ócio do descanso e o ócio durante o sono - quando a pessoa dorme, maior parte do cérebro fica lenta; já quando ela descansa, algumas áreas ficam mais ativas do que outras.
Algumas pessoas, porém, têm dificuldade em se desligar e não conseguem parar de pensar nos problemas e complicações mesmo nos momentos de folga - segundo o neurologista Alexandre Pieri, esse estresse crônico pode "esquentar" muito o cérebro e queimar a massa cinzenta.
O psiquiatra Daniel Barros acrescenta ainda que pensar muitas vezes na mesma coisa pode causar ansiedade. Uma das maneiras de resolver isso é através da meditação - pegar uma vela, por exemplo, e ficar olhando para ela pode ajudar a "limpar" a cabeça e a relaxar.
Vale ressaltar, porém, que a meditação não aumenta a criatividade, apenas esvazia a mente e relaxa, além de outros benefícios.
A criatividade e as ideias, portanto, vêm dos momentos de devaneio e descanso, como explicou o médico.
O cientista britânico Aubrey de Grey, teórico no campo da gerontologia e co-fundador da Fundação SENS, argumenta que o envelhecimento é um processo completamente reversível sob a ótica da medicina regenerativa, assim como uma doença habitual.
Ele acredita que por meio do desenvolvimento da biotecnologia no rejuvenescimento e reparação de células, será possível realizar manutenções e reparos no corpo de forma tão eficaz, que nos permitirá viver indefinitivamente com o passar do tempo.
Em vez da ciência continuar criando meios para aliviar os sintomas com dispositivos e drogas e outros procedimentos, a ideia será reconquistar a função perdida pelo corpo, regenerando a função dos órgãos e do tecido danificado.
Este é o propósito do tratamento, que o seu corpo seja o mesmo que era antes de começar a se tratar.
A receita, à primeira vista pouco ortodoxa para um psiquiatra, é do doutor Jorge Jaber, professor de pós-graduação em psiquiatria na PUC-Rio e pós-graduado em dependência química pela Harvard Medical School.
Ele celebra a evolução dos medicamentos para os pacientes que usam antipsicóticos (doentes com esquizofrenia ou transtorno bipolar, por exemplo), mas alerta para o preocupante abuso na utilização de diazepínicos – os chamados “tranquilizantes” ou ansiolíticos – que podem vir a deteriorar a saúde mental e física.
Ele lembra que dormimos menos com a idade, e exercitar-se pode ser o melhor agente para regularizar o sono, não os remédios que levam à dependência.
“Utilizar a medicação não é suficiente”, afirma. “É importante que a pessoa faça exercício, se envolva com atividades de ordem espiritual, ou ligadas à arte, que inclusive se tornaram mais acessíveis aos idosos.
Novidade foi publicada no Diário Oficial da União. Musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático e quiropraxia também foram incluídos.
Meditação está entre práticas que passaram a fazer parte da tabela de procedimentos do SUS (Foto: CDC/Amanda Mills)
Meditação, arteterapia e Reiki agora fazem parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A novidade foi publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da União.
A portaria do Ministério da Saúde também inclui musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático e tratamento quiroprático.
Todas essas práticas integrativas passam agora a fazer parte da Tabela de Procedimentos do SUS na categoria de "ações de promoção e prevenção em saúde".
O SUS já oferecia algumas opções de práticas integrativas como práticas corporais em medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular, ioga, oficina de massagem, auriculoterapia, massoterapia e tratamento termal.
Esses procedimentos continuam disponíveis.
Entenda as novas práticas incluídas no SUS
Arteterapia: uso da arte como parte do processo terapêutico
Meditação: prática de concentração mental com o objetivo de harmonizar o estado de saúde
Musicoterapia: uso dos elementos da música - som, ritmo, melodia e harmonia - com propósito terapêutico
Tratamento naturopático: uso de recursos naturais para recuperação da saúde
Tratamento osteopático: terapia manual para problemas articulares e de tecidos
Tratamento quiroprático: prática de diagnóstico e terapia manipulativa contra problemas do sistema neuro-músculo-esquelético
Reiki: prática de imposição das mãos por meio de toque ou aproximação para estimular mecanismos naturais de recuperação da saúde.