Seguidores

domingo, 15 de junho de 2014

Metafísica da Saúde - DENTES - CÁRIE - CANAL - PROBLEMAS NA GENGIVA o que significam?


.
DENTES DECISÃO, VITALIDADE E FORÇA AGRESSIVA

 O primeiro passo no processo digestivo é a trituração da comida, que ocorre na boca, função esta desempenhada pelos dentes, que através da mastigação preparam os alimentos, dando início à digestão. 

 Na mastigação, os dentes selecionam os alimentos para triturar, e esse ato mecânico está associado à capacidade de seleção das idéias para posterior decisão.

 A primeira medida a ser tomada antes de qualquer ação é a escolha. Os dentes representam a disposição para defender nosso ponto de vista e enfrentar as situações da vida. 

Para tanto se faz necessária uma certa vitalidade. O termo "agarrar com unhas e dentes" demonstra a disposição em usar a vitalidade, força e agressividade para conseguir um intento. 




 A grande consistência da dentina e do esmalte do dente é um referencial orgânico de firmeza e força que nos impulsiona a agir com garra e determinação.

 A dentição ajuda-nos a ser destemidos para desbravar nosso espaço no mundo e conquistar respeito e consideração. 

 O bom uso do poder de escolha e a movimentação das virtudes são fatores determinantes para a saúde dos dentes.

 A pessoa que tem os dentes ruins demonstra sua dificuldade de decidir, de se impor dentro de uma situação e mostrar sua agressividade. 
Possui baixa vitalidade e dificuldade de enfrentar e conquistar seu espaço na vida.

 As crianças com problemas nos dentes apresentam dificuldade em se relacionar e conquistar sua independência. Cada grupo de dentes representa um fator específico de nossa constituição emocional.

 A dentição da parte superior refere-se aos conteúdos inatos, à consistência do ser, ao caráter e as crenças mais profundas. 

Os dentes localizados na parte inferior relacionam-se à personalidade, à conduta e ao comportamento.

 Em suma, a parte superior da boca demonstra o que somos, ou seja, é a nossa verdade interior, e os dentes inferiores referem-se ao que nos tornamos.

 Os dentes anteriores (caninos e incisivos) manifestam a força impulsiva, a maneira arrojada e desembaraçada de se expressar.

 A dentição posterior (pré-molares e molares) reflete a persistência e a tenacidade. Resumidamente, os dentes da frente, agressividade; os dentes de trás, motivação.


 CÁRIE DENTÁRIA INDECISÃO PERDA DA SOLIDEZ INTERIOR

 A cárie dentária consiste na destruição crônica dos tecidos calcificados, que se inicia na superfície do dente mediante descalcificação do componente mineral do esmalte.

 A invasão pelas bactérias leva à destruição do esmalte e da dentina, com formação de cavidades nos dentes. 

 Os ácidos que iniciam o processo da cárie são formados pela ação dos microorganismos chamados lactobacilos sobre os resíduos alimentares, principalmente os carboidratos fermentáveis contidos em doces, açúcares, bolachas, macarrão, arroz e até leite.

 Dez minutos após a ingestão de carboidratos, os lactobacilos já estão produzindo o ácido que atacará o esmalte. 

 Vimos anteriormente que os problemas ocasionados nos dentes estão associados a fatores que envolvem a capacidade de decisão e ação. 

No tocante à cárie, a pessoa sente-se confusa e insegura para se posicionar. Geralmente passa a viver em função dos outros ou sujeita a alguma espécie de domínio, comprometendo a solidez interior. 

Sua diretriz de vida pode estar sendo alterada de forma aleatória, sem que a pessoa esteja conduzindo as mudanças.
 Quando nos tornamos incapazes de analisar as idéias com nossos princípios internos que nos levam a tomar as decisões, vamos perdendo a solidez deles. 

Em conseqüência disso, os dentes se tornam vulneráveis aos agentes causadores da cárie, que vão se formando e invadindo a dentição da mesma forma que as idéias invadem nossos princípios. 

 A desmineralização dentária causada pela cárie representa bem a perda da solidez interna. 

Quando esta atinge o canal do dente, representa que a pessoa não consegue mais manter seus princípios. Esses são completamente invadidos pelas crenças dos outros, que estão sendo introjetadas em sua alma. 


 CANAL ÍNDOLE, SENSO MORAL E FAMILIAR 

 Representa os valores essenciais do ser, que norteiam as diretrizes de atuação na vida. 

Quando a desmineração dentária causada pela cárie atinge o canal, isso representa que a pessoa não está conseguindo manter seus objetivos e tem sido profundamente abalada pelos episódios da vida.

 No caso da inflamação do canal dentário, isso demonstra o quanto os acontecimentos afetaram a pessoa, a ponto de ela questionar seus valores e não conseguir manter um posicionamento adequado diante da situação que deu origem a esse problema. 

 MAXILAR DOSAGEM DA FORÇA AGRESSIVA 

 O maxilar tem a função de controlar a mastigação e está associado à maneira como dosamos e articulamos a agressividade.

 Existem pessoas que travam seu maxilar de tal forma a não conseguir abrir a boca. Nesse caso podemos avaliar a proporção da raiva reprimida, chegando ao ponto de não permitir o uso dos dentes num processo imprescindível à vida.
 Outros chegam a deslocar o maxilar, tamanha a pressão interna. Para compreendermos esse fato, podemos observar numa luta de boxe a importância do maxilar: basta atingir um soco certeiro para levar o adversário a nocaute, pois este perde completamente o sentido de direção e canalização de sua raiva contra o adversário. 

Assim a pessoa que desloca seu maxilar, possui tanta raiva reprimida que perde o controle e se desorienta na maneira de conduzir sua vida. 

 GENGIVA FIRMEZA NAS DECISÕES

 A gengiva forma um revestimento da parte óssea do maxilar e dos dentes. Sua relação metafísica está ligada ao auto-apoio, quer dizer, não se deixar contaminar pelas opiniões alheias, acreditar que sua decisão é a mais acertada e não se deixar levar pelas indagações dos outros. 

 A gengiva frágil ou demasiadamente sensível representa insegurança e falta de confiança em si próprio.
 O sangramento na gengiva ocorre nas pessoas que se perdem na segurança interior, que se atrapalham quando precisam defender seus pontos de vista. 

Gengivite é uma inflamação da gengiva que provoca a perda dos contornos normais, formando bolsas na gengiva e causando sangramento. 

 Esse estado representa a frustração da pessoa por não conseguir sustentar as decisões nem se manter firme em seus propósitos. 
Em decorrência disso surge uma exaltação interior. 

E um estado de irritabilidade que provoca incertezas acerca do modo de pensar, perda da autoconfiança e distanciamento de seus princípios.