Seguidores

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O Mindfulness nas Emoções

Normalmente um desconforto emocional qualquer, começa pequeno,  e vai aumentando aos poucos até que toma conta totalmente da pessoa. 
A gravura aqui representa a tristeza, que vai evoluindo até a pessoa entrar  em um estado de depressão.


Mas pode representar também qualquer incômodo emocional como: uma raiva, um ressentimento, uma ansiedade,  um medo, uma ansiedade, que começa pequeno, como uma reação inicial a uma situação que vivenciamos, mas, por não sabermos como lidar com isso, entramos na chamada espiral do sofrimento, e aquela situação cresce internamente, roubando toda a nossa lucidez, de forma a se transformar em uma reação, em que a pessoa perde o controle como um ataque de pânico, uma tristeza profunda, uma crise de ansiedade, ira, insegurança etc.


Muitas vezes, uma pequena critica, trás um desconforto emocional e esse desconforto por não ser trabalhado, vai aumentando aos poucos, podendo resultar numa baixa autoestima e insegurança, que atrapalha a qualidade de vida e  o desempenho de uma pessoa.

Um dos motivos pelo qual isso acontece, é porque nossa mente tem um viés para negatividade e para entender melhor isso, veja esse artigo: O viés mental para a negatividade e outro motivo, é que não aprendemos a trabalhar e gerenciar as nossas emoções.

Por  falta de autoconhecimento, é mais fácil terceirizar tudo e inclusive nossa saúde, de forma que é muita mais fácil, tomar um omeprazol para uma dor de estômago do que procurar compreender, a contrariedade indigesta que deu origem e como gerenciar isso.

A vida moderna exige que tenhamos tempo para tudo, menos para cuidar de nós mesmos.

Mindfulness é uma forma eficiente para trabalhar nossas emoções, porque alia dois mecanismo importante, a respiração consciente que desativa o sistema nervoso simpático, conectado ao mecanismo de luta e fuga (estresse) e ativa o sistema nervoso parasimpático, nos levando a desconectar daquele estado emocional desconfortável e outro mecanismo mais importante ainda, que é a atenção consciente, que é um outro estado de consciência, que nos tira do piloto automático das emoções.


O mindfulness nas emoções, em essência é muito simples.


Sente-se e adota-se uma postura confortável.
Preste atenção em  sua postura, faça uma rápido escaneamento  corporal.
Faça algumas respirações diafragmática.
Se conecte com um desconforto emocional, trazendo a memória uma cena que representa o fato ocorrido.
Fique consciente da emoção que chega por um momento.
Veja onde repercute no corpo a emoção que chega, ou qual é a sensação que trás no  corpo.
Sem julgar, apenas fique consciente, observe em que região do corpo você sente e vai inalando e exalando o ar com atenção e curiosidade.
Inala se conectando com o desconforto emocional e exala soltando...
Em pouco tempo o desconforto emocional vai diminuindo e desaparece, surgindo uma nova compreensão da situação.

O importante é não se prender no desconforto emocional e não se deixar se levar por ele e nem entrar em julgamentos, apenas fique consciente, se quiser pode rotular aquela emoção .. essa é minha insegurança, raiva, medo etc., observando com curiosidade, ao mesmo momento que inala e exala com atenção.

Comece com pequenos desconforto  emocional , até ir adquirindo habilidade para trabalhar com questões maiores.

Quando vamos trabalhando com nossas emoções, evitamos que pequenos desconfortos se transforme em bola de neve emocional, trazendo consequências a saúde do nosso corpo e evitando que o mecanismo do estresse se prolongue.

Abaixo um meditação guiada para trabalhar com os pensamentos e emoções:



Nenhum comentário:

Postar um comentário