Seguidores

sábado, 20 de outubro de 2018

Meditação da Gratidão


Resultado de imagem para a vida e um reflexo do que somos





Um pequeno garoto e seu pai caminhavam pelas montanhas.
De repente o garoto cai, se machuca e grita :
– Aai !!!
Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha :
– Aai !!!
Curioso, pergunta: – Quem é você?
Recebe como resposta: – Quem é você?
Contrariado, grita: – Seu covarde!!!
Escuta
como resposta: – Seu covarde!!!
Olha para o pai e pergunta aflito: – O que é isso?
O Pai sorri e fala: – Meu filho, preste atenção!!!
Então o pai grita em direção a montanha: – Eu admiro você!
A voz responde: – Eu admiro você!
De novo o homem grita: – Você é um campeão!
A voz responde: – Você é um campeão!
O garoto fica espantado sem entender nada.
Então o pai explica:
As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade isso é a VIDA.
Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz.
Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações.
Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração.
Se você quer mais responsabilidade da sua equipe, desenvolva a sua responsabilidade.
Se você quer mais tolerância das pessoas, seja mais tolerante.
Se você quer mais alegria no mundo, seja mais alegre.
Tanto no plano pessoal quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.
SUA VIDA NÃO É UMA COINCIDÊNCIA;
SUA VIDA É A CONSEQÜÊNCIA DE VOCÊ MESMO!!!

Esse breve conto, cuja autoria desconheço, trás um conhecimento muito grande e nos leva a refletir, que não somos vítimas do nosso destino, mas sim, co-criadores de nossas vidas.
Mas para compreender melhor isso, é necessário compreender que nossos pensamentos, sentimentos e desejos, geram ondas magnéticas e isso pode ser comprovado em exames de tomografias magnéticas,eletro-encefalograma e muitos outros modernos métodos de diagnósticos da nossa medicina.

E  as diversas ondas magnéticas tem  sua frequência própria.





É fácil de discernir essas frequências na prática. 


Quando estamos tristes, entramos numa frequência baixa, o mundo ao nosso redor perde a graça, e a partir dai a nossa memória, abre  uma série de janelas/recordações de coisas tristes e o nosso corpo fica denso, pesado .


Quando estamos alegres, entramos numa frequência alta, o mundo ao nosso redor fica divertido, leve, estimulante, e a nossa memória abre janelas/recordações de coisas agradáveis e nosso corpo fica leve.


Quando estamos com
 medos, ansiosos, preocupados, com raiva, com ciúmes, angustiados, sentimentos de culpas, etc., é totalmente distinto de quando estamos felizes, alegres, tranquilos, empolgados, apaixonados etc., e todos esses estados emocionais, produz a sua quimica no corpo, trazendo indisposição, enfermidade ou saúde, energia, disposição etc. 

 Resumindo, as emoções pesadas como medo,
raiva ou vergonha vibram  em frequências baixas, enquanto as sensações como amor, alegria e paz vibram em frequências altas e são elevadoras.

Analise um pouco o gráfico abaixo:

Resultado de imagem para emitimos a nossa energia



Para compreender melhor isso veja o conteúdo do link abaixo:

Quando pensamos e sentimos algo, isso gera ondas e que por sua vez tem sua frequência, e aqui entra algo muito importante, que   é a essência da lei da atração que diz que os semelhantes se atraem e lembrando de uma das leis de  Newton,  para toda ação existe uma reação, com a mesma intensidade, mas no sentido contrário.

Simplificando tudo isso ... tudo que pensamos e sentimos produz uma vibração, um campo de energia, e esse campo se irradia e se estou envolvido em um campo de magoa e tristeza, o que estou emitindo/irradiando?




Se estou em um campo de energia de tristeza, desanimo, ingratidão, o que estou emitindo?


Se estou  envolvido em um campo de energia de baixa estima, inferioridade, que não sou capaz, que não vou dar conta, que não mereço, que ninguém me reconhece, o que estou emitindo?Imagem relacionada
 


Se os semelhantes se atraem e a cada  ação existe uma reação, com a mesma intensidade, mas no sentido contrário, o que estamos recebendo de volta ou atraindo para nossa vida?


Se estamos sentindo raiva, emitimos raiva e recebemos mais raiva de volta.


Se estamos sentindo ciumes, emitimos ciúmes e recebemos mais ciúmes de volta.

Se estamos chateados, angustiados, ansiosos, estressados, decepcionados, falta de auto estima -  emitimos e recebemos mais de volta.

Compreende?



O conto no inicio desse texto, ilustra justamente isso, a vida, nada mais é o eco, daquilo que estamos emitindo.


Isso em um primeiro momento, pode nos chocar, principalmente quando olhamos para aquilo que não gostamos em nossa vida, e que normalmente preferimos colocar a responsabilidade em outras pessoas, circunstâncias etc., mas também, tem um lado bonito, porque nos leva a refletir que podemos ser co-autores conscientes da nossa existência.



O que esta acontecendo em nossa vida, o que temos experimentado, é o reflexo ou a devolução daquilo que estamos emitindo, mudando  a frequência do que estamos enviando, vamos receber isso de volta.


Como mudar e/ou melhorar a frequência do que estamos emitindo?


Existem muitas formas. 


Naturalmente que são questões, muitas vezes, complexas e profundas, e tem muitas situações que é necessário, um processo terapêutico de auto conhecimento profundo, para mudar padrões repetitivos de comportamentos, que a pessoa entende que não esta funcionando bem em sua vida.


Vamos tratar aqui de uma forma muito importante que esta no alcance de todos, que é a gratidão.


A gratidão é uma forma de auto reconhecimento daquilo que esta funcionando bem em nossas vidas, ao invés, de termos um olhar apenas para aquilo que não esta funcionando.


O nosso cérebro evoluiu com o foco no negativo, por uma estratégia de sobrevivência e segundo o neuropsicólogo Rick Hanson, o cérebro foi desenvolvido com maior sensibilidade ao negativo,  porque foi se aperfeiçoando para nos manter vivos e não necessariamente felizes.


Para compreender melhor esse tema,  clique no link abaixo:

O viés mental para a negatividade


Quando vamos praticando a gratidão, vamos treinando o nosso cérebro, nossa mente para ver o positivo, o belo, aquilo que esta bem e isto ajuda a atenuar a carga de estresse e ansiedade.


 Isso não significa - segundo a psicóloga a  Dra Daniela Sopeski  especialista em mindfulness - que vamos deixar de ver o negativo, mas vamos, equilibrar essa capacidade de ver os potenciais perigos de uma situação sem hiper valorizar os riscos e também ver e valorizar os aspectos positivos.

A prática da gratidão, além de estimular a dopamina - neurotransmissor do prazer,  estimula também a serotonina, um neurotransmissor associado ao bem estar, felicidade, tranquilidade e a melhora do sono e também o controle da ansiedade e  a ocitocina,  conhecido como o hormônio do amor.



A gratidão, além dessas mudanças na quimica do nosso corpo, a nível energético, tem também um papel muito importante, que é a mudança e a elevação de nossa frequência e por estar voltado ao lado positivo da nossa vida, ao que esta funcionando, em consequência disso, recebemos mais de volta.

É muito simples! 
Quando mais gratidão sentimos e emitimos, mais recebemos de volta e como começamos a enxergar e valorizar o positivo, a nossa vibração vai aumentando, e vamos atraindo isso cada vez mais, segundo a lei da atração.

Como realizar isso na prática associado com a meditação?

Resultado de imagem para o poder da gratidão

Meditação da Gratidão 1.

Prática formal-1


Sente-se numa posição confortável.

Faça um rápido escaneamento corporal da cabeça aos pés, ficando consciente se existe alguns pontos de tensão e se houver, fique consciente dessa parte, e inale e exale o ar, com a intenção de soltar essa região.
Faça algumas respirações diafragmáticas e depois deixe a respiração normal.
Começar a fazer uma retrospectiva do seu dia/semana, procurando se conectar com tudo que esta funcionando bem em sua vida e que normalmente por estar acostumado, não notamos e tão pouco somos gratos por isso.

Procure ser grato por coisas simples e ordinárias porque é disso que constitui a nossa rotina.


Podemos ser grato desde o momento que acordamos, pela nossa cama,  pelas nossas roupas, pelo café da manhã,  pelo sol que esta brilhando e pelo lindo dia que esta iniciando, o fato de ter um trabalho, pelo sabor e diversidade dos alimentos, pelo carro que te leva ao trabalho, pelo seu celular e as diversas comodidades da vida moderna.


Pelo supermercado em que você compra e pelas pessoas que te atende, pelo posto de combustível que você abastece,   pela farmácia, pelo seu cachorrinho que te recebe alegre no final do dia...



Imagine o seguinte quantos habitantes tem o nosso planeta?

Em torno de 7, 5 bilhões.
Quantos habitantes tem o nosso país?
Nosso estado?
Nossa cidade?
Nosso bairro?

E desse universo todo, quantas pessoas que nós convivemos diariamente, seja no trabalho e em casa?


Podemos nos conectar com essas pessoas e sermos gratos também por fazerem parte de nossa vida.

Tem pessoas que temos dificuldades em relacionar e em breve vamos aprender uma meditação mais especifica, para trabalhar com isso.


O essencial dessa prática é nos conectar com coisas pequenas e que esta presente no nosso dia, e que por automatismo, não acaba recebendo a nossa atenção e não agradecemos.


Quantas mais coisas você conseguir visualizar e sentir grato é melhor.


Enquanto faz isso, fique consciente da sua respiração e da sensação corporal.


A cada cena, fato, lembrança que você é grato ... se conecte com isso, congele esse momento,  fique consciente de sua respiração e veja como isso repercute no seu corpo, qual é a sensação corporal.


No inicio - esse exercício por ser um pouco mental,  mas o essencial dessa prática, é você sentir a energia da gratidão, ficar com ela um pouco e depois soltar e ir para outro fato.


Enfim ... nos conectar  e agradecer tudo que temos e somos.


Reconhecer o bem daquilo que faz parte do nosso dia, a utilidade, o benefício, o lado bom que existe nas coisas, nas pessoas, ativamos a energia da gratidão em nós e abrimos a porta da prosperidade e  a nossa visão e a mente, e dessa forma  tornarmos mais conscientes, que temos mais motivos para agradecer do que reclamar.


O importante é olhar o nosso dia com uma lupa e com curiosidade, buscando as coisas legais da nossa vida, que passam despercebido.




Meditação da Gratidão- 1.

Prática informal 1.


A essência da pratica informal é você sentir a gratidão no momento em que você esta vivenciando aquela experiência.

Ser grato pelo alimento, pelo sabor deles, naquele momento em que você esta se alimentando.

Tudo aquilo que você visualizou na pratica formal, procurar se conectar e ser grato no momento que esta acontecendo.

Desta forma ativamos a energia da gratidão no momento em que estamos vivendo e experimentamos a essência do mindfulness, que é nos conectar com o momento presente.

No final do dia  a  tendência é somente lembrar daquilo que não deu certo ou que não conseguimos fazer, podemos equilibrar isso, recordando também daquilo que deu certo.

Meditação da Gratidão- 2

Procurar algo interessante ou agradável no próprio corpo.



Escolher uma postura que pode ser deitado ou sentado.
Fechar os olhos.
Fazer algumas respirações diafragmáticas e relaxar o corpo.

Se conecte com algo prazeroso ou agradável que você esteja sentindo em seu corpo.

Pode ser a temperatura do corpo.
O contato com a respiração.
A sensação de relaxamento.

Se conecte e fique por alguns momentos, nessa sensação boa e agradável no seu corpo.
Entregue a essa sensação e emoção por alguns momentos, curte isso um pouco.


Meditação da Gratidão-3.

Se conectar com o que existe de belo em seu entorno.


Essa prática convida você a levar a lupa da atenção e da curiosidade, para aspectos positivos e interessantes do ambiente de sua casa e/ou do seu trabalho.
Essa prática consiste em caminhar por esse ambiente e colocar atenção em objetos que chama sua atenção.

Pode ser um quadro, um escultura, um objeto qualquer, uma flor, uma vaso, uma planta, uma árvore, o raio do sol, o movimento das folhas com o vento, um pássaro que canta...

O convite é para se conectar com algum componente que seja belo, que seja atrativo para seus olhos, ou aos ouvidos, prestando atenção em sua respiração e na sensação que isso traz em seu corpo e se acontece alguma mudança em seu estado emocional.


A medida que a gratidão se incorpora no nosso dia a dia - o viés da negatividade diminui e a vibração se eleva, o que contribui para a redução do estresse.

Se os semelhantes se atraem e a cada  ação existe uma reação, com a mesma intensidade, mas no sentido contrário, o que estamos recebendo de volta ou atraindo para nossa vida, também muda.

Texto desenvolvido a partir da reflexão, estudo e  prática dos ensinamento da Dra. Daniela Sopezki, no curso online de 8 semanas de Mindfulnees para Redução  de Estresse.

Gratidão a ela!



Para quem quiser saber mais, sugestão:







SOBRE O LIVRO 

SINOPSE
Um livro revolucionário no campo da Biologia moderna, onde se considera cientificamente provada a unidade corpo-mente-espírito e o seu reflexo no nosso corpo. Bruce Lipton descreve com precisão e clareza as rotas moleculares através das quais as nossas células se vêem afectadas pelos nossos pensamentos, devido aos efeitos bioquímicos das funções cerebrais. Através de uma linguagem simples, ilustrações, humor e exemplos actuais, Bruce Lipton explica que os genes e o ADN não controlam a nossa biologia, sendo antes o ADN que é controlado pelos sinais que emanam do meio celular externo, entre os quais se destacam as mensagens poderosas provenientes dos nossos pensamentos positivos e negativos. É por isso possível o nosso corpo mudar se reeducarmos a nossa forma de pensar. O autor apresenta-nos uma linha de separação entre o neo-darwinismo (que considera a vida como uma guerra interminável entre robôs bioquímicos) e a «nova biologia» (a ciência da epigenética), que nos propõe a vida como uma viagem de cooperação entre indivíduos poderosos capazes de reprogramar-se a si mesmos para uma vida mais feliz - se compreendermos esta nova biologia, não será já necessário discutir o papel do meio e da hereditariedade, porque nos aperceberemos de que a mente consciente domina ambos os campos de forma separada.

Veja também :


A Psicologia da Gratidão por Dra. Daniela Sopezki


Gratidão na Prática por Dra Daniela Sopezki


Neurociência, Coach e Gratidão

Atualização em 24/10/18 - sugestão Dra Daniela Sopezki

Mapeando emoções no corpo: o amor nos aquece por toda parte



Nenhum comentário:

Postar um comentário