Seguidores

domingo, 19 de agosto de 2018

MEDITAÇÃO EM PRESÍDIO BRASILEIRO

Presídio brasileiro usa a meditação como ferramenta de ressocialização (*)




  “Quando falamos em meditação para os presos, estamos falando sobre a sua saúde mental”. O presídio brasileiro que oferece aulas de meditação para os presos.

 Eles estão encarcerados e pouco acompanham as notícias do que acontece no mundo após os muros da prisão.

Mas durante 10 dias, um grupo de 21 presos do Complexo Penitenciário Público-Privado (CPPP), em Ribeirão das Neves (MG), experimentou uma espécie diferente de liberdade.

Veja o Vídeo:
 
O uniforme da penitenciária deu lugar aos trajes brancos e leves. Uma área da prisão foi isolada e preenchida com símbolos orientais. Até mesmo a alimentação sofreu transformações e evitou-se o consumo de carnes.



 E, assim, o conjunto de detentos do complexo mineiro foi convidado a participar do curso de meditação vipassana, uma das técnicas mais antigas do mundo e que significa “enxergar as coisas como elas são“.

 O projeto Vipassana na Prisão foi realizado pela instituição Vipassana Brasil em parceria com a administração do presídio.

Essa é a 1ª vez que um grupo de detentos brasileiros abandona a sua rotina para vivenciar a prática de exercícios meditativos em completo silêncio. “Quando falamos em meditação para os presos, estamos falando sobre a sua saúde mental“, explica Rodrigo Gaiga, diretor-presidente da Gestores Prisionais Associados (GPA), que administra o complexo, em entrevista ao HuffPost.

 “Se eu estou trabalhando com essas pessoas para que eles possam ter uma oportunidade ao sair de lá, eu preciso que eles pensem em si mesmo. E o curso foi uma oportunidade de eles pensarem em suas atitudes, no que eles queriam para o futuro deles após o cumprimento da pena.” Gaiga, que havia participado do curso de meditação em 2017 a convite de um amigo, percebeu que ele poderia ser uma ferramenta importante no processo de ressocialização e convivência dos presos.

 “Na administração do complexo, nós pensamos em 3 pilares ao enxergar o preso como indivíduo: O empreendedorismo, como forma de trabalho; a criação de vínculos e importância da família para tolerar o dia a dia; e a importância de cuidar da saúde.

A meditação tem benefícios que são inegáveis e que se encaixam com os nossos pilares“, compartilha o gestor. “Se eu estou trabalhando com essas pessoas para que eles possam ter uma oportunidade ao sair de lá, eu preciso que eles pensem em si mesmo.

E o curso foi uma oportunidade de eles pensarem em suas atitudes, no que eles queriam para o futuro deles após o cumprimento da pena.” – Rodrigo Gaiga, diretor-presidente da GPA

A rotina meditativa 


 Durante 10 dias, entre 18 e 27 de abril, os presos seguiram uma rotina dura, com a mesma disciplina que é oferecida durante os cursos de Vipassana que acontecem até em outros países, como Índia e Estados Unidos.

E com atenção a um detalhe importantíssimo: completamente em silêncio. Eles acordaram às 4 horas da manhã todos os dias e se preparam para a 1ª meditação das 4:30h até às 6:30h. Depois, um café da manhã era servido e o grupo era liberado para um descanso até as 8h. Em seguida, das 8h as 9h acontece mais um período de meditação, o grupo faz um intervalo rápido de 5 minutos e em seguida acontece mais meditação até as 11h. Finalizado o período da manhã, é servido o almoço até as 13h e um descanso.

 No turno da tarde, o período de meditação acontece das 13h ate às 14:30h. Mais um descanso e outro turno de meditação até as 15:30h seguida de outra sessão de meditação até às 17h. É servido, então, um café da tarde até as 18h e mais um turno de meditação para fechar o dia.

 No fim das sessões, acontece uma palestra diária sobre a experiência. Antes de dormir, é sugerida mais uma sessão de meditação. O expediente dos presos termina por volta das 21:30.

 No dia seguinte, às 4h da manhã todos estão de pé para cumprir a mesma agenda. “É um dia bastante intenso e essa a intensidade não é à toa. Para a pessoa ter uma experiência completa da técnica, a quantidade de meditações é importantíssima“, explica José Saad em entrevista ao HuffPost.

O professor de meditação auxiliou a equipe da Vipassana, composta por 5 pessoas, que estavam em contato direto com os presos.

 Os obstáculos da meditação 


 Foram escolhidos 25 presos em regime fechado para participar do curso de vipassana. Houve uma pré-seleção dos alunos na penitenciária com base no perfil de cada um deles. De acordo com Saad, a maioria já desenvolvia outras atividades dentro do próprio presídio.

Dos selecionados, apenas 4 presos desistiram do curso. “É uma média bastante razoável se comparada aos cursos de vipassana fora do presídio. A gente entende as desistências, já que esse é um curso que oferece um mergulho muito intenso em sua consciência. Os participantes só podem falar em dois horários específicos do dia, e apenas com o professor da meditação para fazer perguntas sobre a técnica.

Então, são mais de 10 hrs por dia de meditação em silêncio absoluto“, explica Saad, que conheceu a prática há 14 anos, quando morava na Índia. Os presos não tinham nenhuma experiência prévia com a meditação e isso tornou o desafio ainda maior.

 “Eles estavam agitados e desconfiados com aquela proposta. É claro que tivemos algumas transgressões, como alguns dos alunos que não respeitaram o silêncio, por exemplo. Mas ao longo dos dias, a transformação no comportamento era muito perceptível.

Cada vez mais eles se comportavam melhor na sala de meditação e estavam muito dedicados à prática. Não é fácil ter essa disciplina e a maioria se dedicou ao trabalho que foi proposto ali“, compartilhou. Para Edgard Teixeira, um dos presidiários que completou o curso, a meditação provocou até mesmo dores físicas nos dias iniciais.

 “Foi um sofrimento. Senti muita dor física e desconforto. Depois começamos a entender o propósito da meditação e tivemos que enfrentar os problemas de frente e ver que com tranquilidade e muita concentração, foco, a gente encontra a solução“, explicou.

 Para Gaiga, o curso foi uma quebra de paradigma. O projeto-piloto está sendo negociado com o Estado para que possa se tornar um trabalho ininterrupto.

 “É uma população que não tinha conhecimento daquilo e foi uma aderência totalmente espontânea. Quando eles fizeram o curso, eles abriram mão de dedicar o tempo deles para outras atividades, inclusive atividades que tem remissão de pena. É como se você tivesse soltado uma bomba atômica do bem.”

 Ana Beatriz Rosa, Huffpost

 Assista o vídeo – Tempo de espera Tempo de Vipassana – sobre meditação em um presídio da Índia.

 Site oficial da Meditação Vipassana no Brasil: http://www.dhamma.org/pt 



(*) Republicado do site: Budismo Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário