Seguidores

sábado, 16 de julho de 2016

Novo mapa 3D do universo conta com mais de 1,2 milhão de galáxias



O mapa astronômico acima não mostra estrelas, e sim galáxias – são 1,2 milhão delas, para ser exato, um novo recorde para astrônomos.

Essa nova varredura 3D extraordinária do universo oferece mais evidências de que uma substância misteriosa conhecida como energia escura é a provável causa da expansão do universo a uma velocidade cada vez maior.

 O mapa abrange 650 bilhões de anos-luz cúbicos do espaço – cerca de um quarto do céu – e exigiu o trabalho de centenas de cientistas no Baryon Oscillation Spectroscopic Survey (BOSS). O BOSS é um programa dentro do Sloan Digital Sky Survey III (SDSS-III) que mede as ondas de som no universo antigo que deixaram impressões fracas na radiação cósmica de fundo após o Big Bang.

 Elas também deixaram impressões na distribuição das galáxias, que é o que o BOSS usou para mapear as posições e distâncias das galáxias através do tempo.

 E o novo mapa não é apenas uma bela imagem cósmica. Ele oferece uma das medições mais precisas já feitas da expansão do universo, e confirma uma teoria defendida por físicos de que a energia escura está causando essa expansão.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA NO LINK ABAIXO:

http://m.gizmodo.uol.com.br/novo-mapa-3d-do-universo-conta-com-mais-de-12-milhao-de-galaxias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário