Seguidores

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Constelação Sistêmicas e Familiares



A Constelação Familiar é um método terapêutico baseado no trabalho do filósofo alemão Bert Hellinger.

 Ele permite localizar e remover bloqueios do fluxo emocional que geram dificuldades pessoais, assim como problemas de relacionamentos.

 Hellinger observou através de diversas formas de psicoterapia familiar que padrões de comportamento podem se repetir nas famílias e nos grupos familiares ao longo de gerações e ainda muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligadas a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar. 

Observando as relações afetivas dentro dos sistemas familiares, constatou que o comportamento humano é regido por três leis naturais, que são também chamadas das três “leis do amor”: Lei da hierarquia (estabelecida pela ordem de chegada) – Lei do pertencimento (estabelecido pelo vínculo) e Lei do Equilíbrio (estabelecido pelo dar e receber). 

Quando essas leis são violadas surgem compensações, que se manifestam como depressões, doenças, problemas de relacionamento, dificuldades financeiras. 

Questões que podem ser representadas através das constelações e deixam claro para o cliente, para onde ele está olhando. 

Assim, ele pode dar o primeiro passo para reequilibrar o seu sistema e solucionar a questão que o incomoda. 

 Muitos de nós estão presos em uma teia de história familiar. Inconscientemente, revivemos a ansiedade da nossa mãe. Repetimos decepções de nosso pai. Nossos relacionamentos falham, como nossos pais ou avós nos seus casamentos. 

Assim como herdamos a cor dos olhos e tipo de sangue, também herdamos o resíduo de eventos traumáticos que aconteceram em nossa família .

 Enquanto nossos traços físicos são facilmente discerníveis, este legado emocional é muitas vezes escondido de nós. 

Ansiedade, medo, preocupações financeiras, depressão, doenças e relacionamentos infelizes podem ser formas de nossa herança inconsciente. 

Traumas não resolvidos , podem voltar por duas ou três gerações, pode enredar-nos em sentimentos e situações que nem sequer pertencem a nós . 

Eles podem criar um modelo para a nossa vida, e podem até mesmo passar para os nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário